“A natureza está secando”: quilombo no Marajó vive impactos do arrozal e clima de violência

SEJAM TODOS BEM-VINDOS!

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Arqueólogos descobrem contato de povos do Marajó com as Guianas



Cerâmica encontrada em Gurupá tem traços de estilo Koriabo, encontrado em povos mais ao norte do Pará. (Foto acervo projeto OCA/MPEG)


quinta-feira, 20 de agosto de 2015

CABOCL@RTES 73


Vasos - Acrílica sobre mini telas tamanho 10x10cm, detalhes com dimensional relevo.


Curiosidade: Os vasos assim como as urnas decorativas, foram conhecidos e usados pelos gregos. Entretanto, são introduzidos como artigos de decoração nos salões da época moderna no início do século XVII quando eram fabricados de mármore, bronze, prata,porcelana e louça.
Fonte: Wikipédia

sábado, 8 de agosto de 2015

Claire McAdams Photography: Ilha de Marajó

Claire McAdams Photography: Ilha de Marajó: At the mouth of the Amazon river is the largest island surrounded by fresh water in the world. About the size of Switzerland, the island is ...

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Cabocl@rtes 72

CORUJAS - Óleo sobre tela 20x30cm

Coruja é a ave soberana da noite. Para muitos povos a coruja significa mistério, inteligência, sabedoria e conhecimento. Ela tem a capacidade de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que os outros não veem.
A coruja simboliza a reflexão, o conhecimento racional e intuitivo. Na mitologia grega, Athena, a deusa da sabedoria, tinha a coruja como símbolo.
Enquanto todos dormem a coruja fica acordada, com os olhos arregalados, vigilante e atenta aos barulhos da noite.Por isso representa para muitas culturas uma poderosa e profunda conhecedora do oculto.
Fonte significados.com.br

Cabocl@rtes 71

AFRICANA - Painel tamanho 20x30cm, pintado à óleo, detalhes com dimensional.

Curiosidades africanas: Na tribo Padaung, em Burma, as mulheres são conhecidas como "mulheres girafas". O pescoço delas á alongado utilizando anéis metálicos, que podem alcançar até 30cm e vão sendo substituídos até chegarem a fase adulta.
Para o povo Padaung o pescoço é o centro da alma, é a identidade da tribo, por isso protegem muito bem com os anéis feitos de latão e cobre, que também são colocados nos pulsos e tornozelos. Eles chegam a pesar até 12 quilos com 8,5 milímetros de diâmetro. As mulheres retiram os anéis para tomar banho, mas segundo elas, depois de dez anos contínuos de uso, elas passam a sentir como se fossem parte de seu corpo.
Fonte:tribos.blogspt.com.br