“A natureza está secando”: quilombo no Marajó vive impactos do arrozal e clima de violência

SEJAM TODOS BEM-VINDOS!

domingo, 3 de fevereiro de 2013

É festa, é fé, é folclore em Cachoeira do Arari!

A Festividade do Glorioso São Sebastião, é a maior festa do Município de Cachoeira do Arari, a festa acontece de 10 à 20 de Janeiro, mas, para que se realize, a preparação começa com bastante antecedência. Os mastros são trazidos da floresta no mês de Dezembro.
 Durante os dias da festividade acontecem missas, ladainhas,peregrinação do Santo na cidade, arraial, barracas com comidas típicas, bingos,leilões,comidas típicas,artistas da terra e grupos folclóricos na Barraca do Santo,luta marajoara, o Arrastão do Gallo, missa do vaqueiro, procissão e a derrubada dos mastros no final da tarde do dia 20, com o cortejo dos mastros pela cidade. À noite, a missa e a ladainha finalizam a festividade.

Os paus (ainda não são mastros) trazidos da floresta
(Esta foto é de Dely Gama)

Peregrinação na cidade

O Cordão do Gallo

Barraca do Santo
Missa do Vaqueiro

Os mastros pela cidade
Missa de encerramento da Festividade

A chegada do Santo na  Igreja
Padre Leandro recebendo a Imagem

A Igreja lotada de fiéis


Os fiéis atentos à Ladaínha
Os foliões rezando a Ladaínha


Rio Arari

Rio Arari

Arari ou Arara-í significa arara pequena e ainda tem o sentido de água, rio, .....Assim, arari pode também significar rio das araras.
Como acontece com outros rios e cursos d'água, na seca, o nível do Arari baixa a ponto de impedir a navegação de médio calado.
Já na estação das chuvas transborda, chega às palafitas, e, unida aos alagamentos das águas pluviais empoçadas, submerge os campos do Marajó.

Fonte: Viva Marajó

Tem no Museu do Marajó...


Vaca Atolada